Seja mais crítico, deixe o senso comum de lado!


A Volta ao regime semiaberto da papuda

01/05/2014 20:34

O presidente do STF Joaquim Barbosa determinou a suspensão da prisão domiciliar de José Genoino e a sua volta para o regime semiaberto da Papuda. O ex-presidente do PT foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal por corrupção ativa e formação de quadrilha no julgamento do mensalão, em outubro de 2012. Ele recebeu seis anos e 11 meses de reclusão. Ainda recebeu uma multa no valor de 667.513,92 reais, que foi pago com ajuda de uma “vaguinha” pela internet. Genoino foi preso em 15 de novembro, mas logo veio a passar mal e foi levado a um hospital de Brasília. Ao receber alta, ele ficou em prisão domiciliar na casa de sua filha na capital do Brasil. Vale lembrar que em outra votação no STF, as penas para os mensaleiros foram diminuída. Assim, Genoino terá que cumprir 4 anos e 8 meses.

Mas vamos ao que interessa. Na tarde de quarta-feira (30/4), os principais sites de notícias do Brasil publicaram a matéria que ordena a volta do petista ao regime semiaberto da papuda. Joaquim Barbosa deu o prazo de 24 horas para Genoino se apresentar.  O presidente do STF está fazendo sua obrigação, cabe agora, o ex-presidente do Partido dos Trabalhadores se apresentar e cumprir à sua pena, claro, isso se ele tiver em condição. Caso contrário, não. Dessa forma o advogado argumentou “Vamos dizer que ele na verdade tem uma cardiopatia de risco. Ele está estabilizado porque está com os cuidados necessários no regime de prisão domiciliar. O nosso receio é que o quadro dele regrida” disse Pacheco à Folha de São Paulo.

Após as notícias ganharem a internet, vejo esse comentário em Veja, na coluna de Reinaldo Azevedo. “Vai haver uma chiadeira danada entre os petistas, que decidiram que Genoino é seu mártir oficial. A Justiça tem de tomar decisões com base em laudos técnicos. Não tem de ceder ao alarido e à pressão das ruas. Sucessivos exames médicos demonstraram que a patologia cardíaca do ex-deputado não é incompatível com a sua presença na Papuda. De resto, insisto: em breve, ele estará apenas dormindo na cadeia”.

Uma chiadeira, decisão em laudos técnicos e pressão das ruas. Três pontos interessantes. Chiadeira ou choro por parte dos petistas: isso vai existir e existiria com qualquer outro partido, principalmente com o PSDB, mas dificilmente ocorreria com esse partido, ele está bem protegido. Pressão nas ruas: acredito que não tenha, se acontecer é algo normal. A justiça tem que tomar decisão com laudos técnicos: isso é óbvio.

O que impressiona na coluna desse jornalista de direita e a forma à qual ele fala da questão do heroi dentro do PT. “No fim das contas, há quem esteja feliz entre os petistas. Ultimamente, o PT anda com falta de heróis. Sobram é vilões por lá”. Sobram vilões por lá? Criados pela grande mídia de direita!  Mas ele diz que o Partido dos Trabalhadores já não tem mais um herói! Oras, Sr comentarista de política, você tem medo de dizer na sua coluna que o Lula sempre foi e será esse tal heroi? Claro, isso nunca será possível.

Reinaldo, venha ao Vale do Jequitinhonha, Norte de Minas ou ali pelos lados da divisa de Minas com à Bahia. Viajar e conhecer lugares são essenciais para um jornalista. Quando passar por ali converse de política com povo do lugar, fale sobre FHC, Aécio ex-governador de Minas e do Lula. Pergunte como era viver na época de FHC, questione sobre a gestão Aécio, que eles vão te dizer como era. Logo eles vão mencionar um heroi, que veio para acabar com a sede e a fome da população daquele lugar.  Então, acredito que dar um rolezinho por aí, pode ser bom.

—————

Voltar