Seja mais crítico, deixe o senso comum de lado!


A semelhança da cepa com o jornalismo

04/01/2014 16:08

Talvez seja estranho fazer essa comparação, mas vamos lá. Você sabe definir o que é uma cebola? E o que seria o jornalismo? Definição de cebola segundo o dicionário: Erva liliácea (Allium cepa) alimentar, de bulbo grande, solitário, subgloboso, formado de túnicas carnosas, exceto as exteriores, que são membranosas, coloridas ou não, e que tem odor forte e picante, sabor acre e adocicado, sendo usada como condimento; cepa.

A cepa, de cheiro forte e que possui várias camadas, além disso, a cebola combate o câncer e ajuda no bom funcionamento do coração. Como é bom comer um bife com fatias da cepa. Se a cebola combate o mal do câncer e evita o surgimento de problemas sérios do coração, podemos fazer uma comparação significativa de cebola e jornalismo. Já que o jornalismo é considerado o quarto poder, e, é claro, tem o objetivo de fiscalizar e combater os problemas que poderão surgir na sociedade.  Os problemas seriam como se fosse um câncer provocado por determinados indivíduos na comunidade em que vivem, dessa forma o jornalismo entra com o papel de fiscalizar, combater e evitar o descaso dentro da sociedade.

Enquanto a cepa age como um agente que combate o câncer dentro do organismo humano, o jornalismo exerce o direito de fiscalizar uma comunidade habitada por humanos. Porém, nem sempre o jornalismo é eficaz como a cebola, isso porque a cepa sempre será útil ao organismo humano, já o jornalismo nem sempre exerce o seu real papel dentro da sociedade. 

—————

Voltar